Itacaré cria o Selo Turismo Seguro






Itacaré já conta com o Selo Turismo Seguro, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Vigilância Sanitária) e o Conselho Municipal de Turismo de Itacaré (COMTUR), que visa certificar os estabelecimentos do setor turístico do município de acordo com os cumprimentos de critérios para adequação das suas instalações e procedimentos visando atender protocolos sanitários, de segurança e qualidade no atendimento.




De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, Itacaré está se preparando para um retorno das atividades econômicas de forma segura e tranquila para a população, visitantes e turistas, começando pelo comércio varejistas e depois o turismo de forma gradual e no tempo oportuno. O Selo Turismo Seguro visa certificar os estabelecimentos conforme protocolos específicos, promover a segurança e tranquilidade dos seus colaboradores, visitantes e turistas, com a melhoria contínua dos serviços dos empreendimentos e dos serviços turísticos de Itacaré


O estabelecimento do setor turístico pode solicitar o Selo junto a Secretaria Municipal de Turismo e passará por verificação quanto aos requisitos exigidos para sua aquisição. Após fiscalização da Vigilância Sanitária em conjunto com a Secretaria de Turismo para avaliação do Empreendimento Turístico, o proprietário do estabelecimento assinará o Termo de Responsabilidade e receberá a placa oficial do Selo Turismo Seguro Itacaré.


“O Selo Turismo Seguro Itacaré é o resultado do trabalho conjunto do trade turístico através do COMTUR e Poder Público municipal que criaram os Protocolos de Segurança Sanitária e nesse momento começam a trabalhar a adequação dos seus estabelecimentos e serviços, a exemplo das capacitações realizadas em parceria com o Sebrae. O próximo passo é a verificação dos estabelecimentos para certificação através do Selo”, explicou o secretário de Turismo, Júlio Oliveira. Segundo ele, o Selo Municipal não descarta a adesão ao Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo, a proposta é que a empresa tenha os dois Selos para uma visibilidade nacional e internacional.


Dentre as vantagens para o empresário está a melhor reputação da sua empresa perante os visitantes. O selo será indicado ao junto ao seu nome em todos os materiais produzidos pela Secretaria Municipal de Turismo, como mapa turístico, redes socias, site, e-books e demais redes. Já para o turista o selo oferece a vantagem de puder confiar em uma lista de estabelecimentos que cumprem as exigências de protocolos de saúde e segurança para sua maior tranquilidade.


Segundo Luiz Paulo Herculian, presidente do COMTUR a “comunicação é muito importante para que todos tenham conhecimento dos Protocolos, estamos elaborando cartilhas dos protocolos de cada segmento para as devidas adequações e a retomada do turismo de Itacaré com segurança e tranquilidade”. Para saber quais os protocolos de cada segmento turístico de Itacaré as Empresas devem procurar a Secretaria Municipal de Turismo ou a Vigilância Sanitária.




Fonte: Secom Itacaré