Grupo The Barracuda aposta em experiências únicas e marcantes nos hotéis e villas de Itacaré

Promover experiências autênticas e empáticas para quem deseja viver o extraordinário, em meio à cultura e à natureza de Itacaré, no Sul da Bahia, é o que move a ressignificação do luxo no grupo The Barracuda, composto pelo Vila Barracuda Boutique Hotel e o Barracuda Beach Hotel & Villas, localizados em Itacaré.

Os empreendimentos oferecem aos seus hóspedes serviço personalizado e acolhedor, uma gastronomia baseada em ingredientes frescos locais, cujas cozinhas são lideradas por nativos, além de uma equipe especializada com todo o conhecimento local para proporcionar aos hóspedes vivências típicas, integrativas e reais.

Criado em 2005 por um grupo de amigos suecos e brasileiros constituído por hoteleiros, empresários, esportistas e artistas. Apaixonados pela beleza deslumbrante e hospitalidade de Itacaré, decidiram apostar na criação gradual e no crescimento orgânico e sustentável dos dois hotéis e das villas, conhecidos coletivamente como The Barracuda.

À frente dos empreendimentos estão a hoteleira paulista Juliana Ghiotto e o seu marido Daniel Lima, natural de Itacaré. “Somos um grupo de pessoas criativas e inquietas que uniu o amor pela natureza à alegria de receber e conhecer pessoas novas em um estilo de vida que se tornou um negócio”, confessa a coproprietária Juliana Ghiotto.

Vila Barracuda Boutique Hotel Construído em 2013, o primeiro hotel do grupo fica situado na Orla dos Pescadores, no Centro de Itacaré. O charmoso hotel, que conta apenas com nove suítes, cozinha e ambientes integrados, aliados a belas paisagens, surpreende a todos os visitantes através da combinação entre o serviço acolhedor e a simplicidade com sofisticação nos detalhes.

Sobretudo, possui em seu DNA uma personalidade que reflete os principais valores do grupo, que são: respeito ao local e à sua cultura, paixão pela natureza e pelo estilo de vida espontâneo de quem gosta de viver o luxo através dos contrastes. “Foi em um passeio de barco pelo Rio de Contas, que o Daniel escolheu para o hotel o nome de um dos peixes que ele mais gosta de ver embaixo da água quando está praticando a pesca submarina, por conta da sua atitude surpreendente”, explica





Barracuda Beach Hotel & Villas

Os empreendimentos mais recentes do grupo foram abertos ao público em janeiro de 2020, ambos estão localizados dentro de um condomínio construído no costão rochoso ao lado da Praia do Resende. O hotel possui 17 suítes e é um refúgio em completa sinergia com a natureza selvagem de Itacaré. O Barracuda Beach traz o mesmo DNA do primeiro hotel, no entanto, a nova instalação oferece um pouco mais de exclusividade e tranquilidade por ficar situada no topo da costa e não no nível do mar.


Já o Barracuda Beach Villas dispõe de casas particulares de alto padrão e possuem de quatro a oito suítes distribuídas em bangalôs interligados por decks, ideais para famílias ou grupo de amigos que buscam por privacidade e conforto. Todas elas possuem um mesmo conceito arquitetônico, estão de frente para o mar e integradas na Mata Atlântica.




Novo luxo

O Barracuda traduz o que hoje o mercado hoteleiro chama de “novo luxo”. Um ambiente que reflete, de forma autêntica e surpreendente, a essência do lugar onde está inserido, cuja experiência é verdadeira e enriquece o conhecimento dos seus hóspedes, sobretudo, acerca da cultura e natureza local. “Queremos que cada visitante, ao passar no The Barracuda, leve um pedaço da gente e deixe um pedaço de si”, comenta a hoteleira Juliana.



A Tribo

A empresa é formada atualmente por 140 colaboradores, sendo 87% da mão de obra composta por itacareenses. De acordo com Juliana Ghiotto, o Barracuda devolveu a autoestima desses habitantes, que, além de ganharem um emprego, se especializaram em suas respectivas áreas e hoje ocupam cargos de liderança no grupo. A equipe, intitulada de tribo, leva este nome, porque, segundo a empresária, todos eles estão juntos por um mesmo objetivo e possuem a consciência de que essa união e comprometimento os possibilitam alcançar, com segurança, horizontes mais distantes. “Cada integrante da Tribo possui uma história de vida, uma personalidade e uma vocação que são essenciais para a entrega do conceito de hospitalidade Barracuda, cujos principais atributos são: detalhista, elegante, criativo, humano, autêntico, descontraído e com raízes nativas”, relata Juliana.


Arquitetura e paisagismo consciente



Ambientes cheios de personalidade dão tom à hospitalidade do The Barracuda. As estruturas dos hotéis e villas foram pensadas e construídas de maneira ecologicamente consciente, se adaptando à realidade do local em que está inserido. Além de unir beleza e conforto, toda arquitetura e paisagismo dos empreendimentos visam à preservação e valorização da memória local de Itacaré por meio do equilíbrio e integração harmônica entre as edificações e as plantas nativas. Para implantar esse conceito sustentável nos empreendimentos, o grupo buscou por profissionais que procuram otimizar os recursos naturais em seus projetos, bem como diminuir o impacto ambiental das construções sobre a natureza.


“Com a ajuda do renomado paisagista Sidney Linhares e o biólogo Eduardo Gonçalves conseguimos trazer a Mata Atlântica para junto do hotel e villas. Durante todo o processo foram consideradas apenas espécies nativas, dando a sensação que a construção brotou do chão e está em perfeita harmonia com o contexto natural da região”, explica a Juliana


Embora a arquitetura dos hotéis seja diferente, ambos foram construídos com materiais rústicos regionais, mas com as referências de objetos modernos e minimalistas que dão origem a um estilo que reflete a ligação entre Bahia e Suécia. Todos os itens do mobiliário e decoração contam uma história, já que alguns foram desenhados pela própria Juliana, outros objetos foram garimpados pelo Brasil e Suécia, além dos produtos produzidos por fornecedores locais de Itacaré.


O Vila Barracuda Boutique Hotel leva a assinatura da arquiteta paulista Camila Mônaco, que reside em Itacaré há 16 anos. Já o Barracuda Beach Hotel & Villas foi planejado pelo arquiteto Eduardo Leite, residente em São Paulo. Eduardo esteve envolvido neste projeto desde o início e foi quem desenvolveu o masterplan do terreno, de aproximadamente 21 hectares, para o grupo.


Gastronomia orgânica



No The Barracuda, comer bem significa compartilhar cultura e energia. Os ingredientes frescos, de qualidade, livres do uso de pesticidas e fertilizantes químicos são fornecidos diariamente por pequenos produtores locais e integram o menu do restaurante do Vila Barracuda Boutique Hotel e do Barracuda Beach Hotel.


Os frutos do mar são pescados e preparados por nativos, através do conhecimento local adquirido ao longo de gerações. Todas as receitas, repletas de sabores, aromas e texturas, são assinadas por dois chefs naturais de Itacaré, Fernando Luz e Madrugada, e inspiradas na conexão local com o dia a dia de Itacaré e a tradicional gastronomia baiana. A apresentação dos pratos é rústica e busca valorizar cada ingrediente presente.




Nativo de Itacaré, filho de pescador, Fernando é considerado a alma da gastronomia do Barracuda. Comandou a cozinha do Vila Barracuda durante seis anos e, hoje, toca o restaurante do Barracuda Beach Hotel. Sua simpatia, conhecimento sobre a cultura local e referências da culinária regional são transmitidas para cada hóspede através dos pratos elaborados. Todos os sábados, o chef prepara a sua famosa Parrilha do Mar, um dos carros-chefe do restaurante. A iguaria, que leva pescados selecionados, frescos e locais, tais como camarão, peixe, lagosta, além de hortaliças orgânicas é servida pela equipe no deck da piscina, no intuito de proporcionar aos hóspedes momentos únicos e inesquecíveis, acompanhada de boas histórias contadas pelo próprio Fernando enquanto serve os pratos.


Amenities veganos



Sempre empenhados em oferecer alternativas sustentáveis e saudáveis aos hóspedes, o The Barracuda disponibiliza nas suítes uma linha de amenities de banho 100% naturais e veganas, no formato refil, para evitar o descarte excessivo de embalagens plásticas no meio ambiente. Os amenities, produzidos pela mãe de Juliana, além de base natural, possuem um aroma especial e exclusivo para cada um dos hotéis. Os produtos também estão disponíveis para venda.


Experiências e aventuras autênticas



Para que os hóspedes possam explorar a natureza e se conectar com o que há de melhor em Itacaré, o The Barracuda oferece aos visitantes uma série de experiências cheias de conhecimento e emoção pelas praias, Mata Atlântica e manguezais. O grupo Barracuda conta com um designer de experiências para garantir que a jornada dos hóspedes seja marcada por momentos únicos e seguros. O profissional é responsável por organizar tours personalizados, além de acompanhar os visitantes em vivências extraordinárias e inesquecíveis pela região. O espírito aventureiro e espontâneo da tribo inspira os convidados a vivenciar outros cenários e realidades.


Projetos sociais

No intuito de contribuir para o desenvolvimento da cidade e promover um futuro melhor para a comunidade de Itacaré, sobretudo para as crianças, o grupo The Barracuda, mesmo antes de implantar e expandir os empreendimentos na região, doou para os habitantes o Centro Cultural Porto de Trás. O espaço, construído pelo coletivo em 2008, fica localizado em um dos bairros mais tradicionais da cidade, o Quilombo Urbano Porto de Trás. Um ambiente público, administrado pela comunidade local para manifestações culturais que entraram no calendário anual do destino, além dos cursos de capacitação culinária do Instituto Capim Santo.


O Barracuda também apoia iniciativas locais voltadas para a educação, lazer e cultura, tais como o projeto Surfando para o Futuro, idealizado pela ASI – Associação de Surf de Itacaré e que tem como objetivo a inclusão social de crianças carentes através do esporte. Outra causa abraçada pelo grupo foi a construção da Escola Nota 10, situada na zona rural da cidade, na comunidade de Tesouras.


A união entre empresários e moradores promoveu a reforma do espaço, possibilitando uma grande melhoria nas condições de vida de 28 alunos, de 7 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade. Atualmente o Barracuda ajuda as crianças assistidas pela escola levando motivação, doando alimentos e itens necessários para manter o espaço. Além dessas ações, o grupo Barracuda planeja fundar e manter o Instituto ‘Yande Itacaré’, um escritório de projetos que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento social e ambiental da região.


Fonte: bahiasocialvip


Fonte:

194 visualizações0 comentário