Assista o espetáculo "Um inferninho para Elvira". Dia 26/04



Um nome é sempre porta-voz do Caos. Há 2 anos o Núcleo Viansatã mudou-se de Salvador e hastearam bandeira na mítica Ilhéus, cidade sulbaiana imortalizada pelas aventuras de personagens marcantes do célebre escritor Jorge Amado. No entanto, as muitas revoluções parecem convergir em torno da maior das novidades. O nome. Sai Núcleo Viansatã de Teatro Ritual, entra Irmandade Viansatã de Artistas Místicos, mergulhando de vez na vertigem das interseções entre a arte e a busca pela hierofania. 

Partindo do diálogo com a nova cidade que lhes serviu de abrigo, a Irmandade encontrou inspiração para batizar sua nova sede de "Casa Malvina" em alusão à professorinha do romance "Gabriela, Cravo e Canela". 

A jovem Malvina fora inspirada numa pessoa real, a escritora ilheense Elvira Foeppel, cuja mítica passagem pelos anos em que viveu nessa cidade tão austera e zelosa de suas aparências calcadas numa conveniente moral cristã, houvera sido abalada pela excessiva teimosia de uma mulher com coragem pra ser como seu próprio desejo demandara. 

A historia terminava mal. A escritora foi "convidada" a se retirar da cidade e nunca mais conseguiu se conectar com Ilhéus. Alcançou reconhecimento e plenitude no Rio de Janeiro, publicou romances, contos, poemas, artigos, crônicas. Em toda a sua obra, as mulheres cintilavam como seres complexos e incompreendidos, sufocadas pelo mundo castrador no qual se inseriam. 

NA ENCENAÇÃO DA IRMANDADE, ELVIRA DESPERTA DE SEU VELÓRIO PARA MERGULHAR NA NOITE DO BAR VERMELHINHO, ONDE ENCONTRA UM VIÚVO DE CORAÇÃO VERMELHOAUSÊNCIA, UMA CANTORA DE MALDIÇÕES, UM ANJO APRENDIZ DE JASMIM, UMA FÊNIX DESPETALADA, UM MÚSICO INVETERADO, UMA BARTENDER IRRESISTÍVEL, E UM ATORMENTADO BOM MOÇO DA ALTA RODA, SERES QUE SE MOVEM NO COMPASSO DA SUA CABEÇA-MÁQUINADE-ESCREVER. 

TUDO ISSO EMBALADO POR MÚSICAS ESPECIALMENTE CRIADAS PARA A OCASIÃO, CAPAZES DE FAZER GIRAR NA FUMAÇA QUALQUER QUADRIL DESAVISADO. HÁ MAIS DO QUE SE PODE IMAGINAR SE DESPRENDENDO DOS SEGREDOS. O CONVITE AQUI É PARA UM VELÓRIO QUE TAMBÉM É UMA FESTA DE MUITA EXCLUSIVIDADE COMO PEDE A ANFITRIÃ. O VELÓRIO DE ELVIRA É UM INFERNO NEON E A NOITE É SEMPRE ETERNA. 

Algumas fotos do espetáculo















21 visualizações