Ícone do rock baiano, banda Cascadura lança single



Há seis anos sem lançar músicas inéditas, a banda Cascadura – ícone da underground cena roqueira de Salvador (BA) – reapareceu no mercado fonográfico, neste mês de setembro de 2018, com a edição de singlecom a música Todas as ondas, gravada em janeiro com toque de soul music.

O lançamento da música surpreendeu o universo pop, já que a Cascadura anunciou o fim da banda em 2015. Só que a edição do singlepela gravadora Deck é ato isolado. A banda continua sem planos de voltar e tampouco gravar álbum.


Capa do single 'Todas as ondas', da banda Cascadura — Foto: Divulgação

O que aconteceu foi que, em janeiro deste ano de 2018, o mentor e vocalista do grupo Fábio Cascadura – atualmente residente no Canadá – veio a Salvador (BA) passar férias e acabou se reunindo espontaneamente com Thiago Trad (bateria), Du Txai (guitarra) e Cadinho (baixo) no estúdio soteropolitano Casa das Máquinas, na companhia do produtor Tadeu Mascarenhas, para registrar Todas as ondas, na sequência de show feito pela banda no Pelourinho, no centro histórico da capital da Bahia, em 18 de janeiro para celebrar os 25 anos da formação da Cascadura.

Só que a gravação de Todas as ondas – complementada em São Paulo (SP) com o toque adicional da guitarra de Martin Mendonça – não foi planejada. O baterista Thiago Trad contou a história em texto publicado em rede social.

"Até então não faríamos nada mais (do que o show), mas nos encontramos com o produtor Tadeu Mascarenhas em uma rodada de cerveja em frente ao estúdio dele... Aí, já viu! Dali mesmo já entramos no estúdio Casa das Máquinas e começamos a tocar. Assim nasceu a ideia do single. Marcamos a gravação para dois dias depois. Tadeu é um músico e produtor de talento raro. Foi membro do Cascadura quando tinha 17 anos, mas nunca tínhamos gravado nada com ele. Foi muito bom da forma como aconteceu, espontânea, sem expectativas e nenhum compromisso com nada", ressalta Trad.

A música Todas as ondas foi composta no estúdio a partir de esboço de letra escrita por Fábio Cascadura. "Esse single também fica como um registro da última formação da banda com Du Txai e Cadinho. Não tínhamos feito nenhum registro com eles. (...) Foi tudo muito rápido e orgânico. Todas as ondas é uma música que celebra o encontro da banda desde que anunciamos o 'fim'. Acaba sendo um presente pros fãs que seguem mantendo viva a obra da banda. Não tem mais nada planejado, nem a volta oficial, nem disco novo. Por ora, é isso. Queremos apenas celebrar com os nosso fãs", resume Thiago Trad.


5 visualizações