Salvador sedia a final do Red Bull Paranauê pelo segundo ano consecutivo, em frente ao Farol da Barra, no dia 3 de março, trazendo para a capital baiana os maiores nomes da capoeira mundial. O evento tem como objetivo escolher o capoeirista mais completo da atualidade.
Os participantes terão que mostrar suas habilidades em três dos principais segmentos da Capoeira: Angola, Regional e Contemporânea. Nesta segunda (26) e terça-feira (27), atletas fazem as últimas seletivas aqui em Salvador, mas algumas provas foram realizadas também no Rio e em São Paulo, no mês de janeiro. A grande novidade para 2018 é que as mulheres ganharam uma categoria só delas. Na primeira edição, em 2017, a baiana Débora Santos, conhecida como Pérola, foi a única mulher a disputar o título contra outros 15 finalistas, de diferentes partes do Brasil e até mesmo de outros países. Em 2017, o Red Bull Paranauê teve mais de 300 inscritos e reuniu um público de cerca de 3,5 mil pessoas em frente ao Farol da Barra, em Salvador. Conquistando a vitória em casa, quem levou a melhor foi o baiano Lucas Dias Ferreira, mais conhecido como “Ratto”, que recebeu o troféu das mãos do consagrado Mestre João Grande, uma das maiores lendas da Capoeira mundial.
Além de sediar a grande final da competição, Salvador recebe eventos gratuitos durante esta semana. As ações, que são abertas ao público, acontecem no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), localizado na Avenida Sete de Setembro, na Vitória. Na quarta-feira (28), serão realizadas aulas com o Mestre Paulinho Sabiá e com o Mestre Jogo de Dentro, às 18h e às 19h, respectivamente. Na quinta-feira (29), aula com o Mestre Nenel, às 17h, e com o mestre Suassuna às 18h. Já às 19h, haverá o Diálogo Musical, com o lançamento do CD do Contra Mestre Rafael e exibição do curta metragem “Herói da Liberdade”, do Mestre Negoativo. Ainda durante a noite da quinta, haverá a apresentação dos 16 finalistas do Red Bull Paranauê 2018. O Red Bull Paranauê conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Fonte: Política Livre