Prefeitura de Itacaré decreta ponto facultativo no Dia da Consciência Negra



O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Conforme o decreto assinado pelo prefeito, apesar do ponto facultativo, ficam mantidos em funcionamento normal os serviços essenciais saúde, limpeza pública, guarda municipal, salva-vidas e agentes de trânsito, observando a escala de trabalho.

Comemorado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, após anos defendendo o Quilombo de Palmares de expedições que pretendiam escravizar, novamente, os negros que conseguiram fugir. Desde 2003, com a aprovação da Lei 10.639, que instituiu o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas, a data foi incluída no calendário escolar como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Antônio de Anízio considera importante a data como um momento de reflexão sobre questões como o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade e a cultura afro-brasileira. “O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos e pela igualdade racial”, destacou o prefeito.

#PrefeituradeItacare

3 visualizações