Itacaré participa de II Encontro Nacional de Gestores Municipais e Estaduais de Juventude



O Secretário Municipal de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, acompanhado pelo Vice-Prefeito Bonfim Genilson estiveram no II Encontro Nacional de Gestores Municipais e Estaduais de Juventude na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP em Brasília.

O encontro aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto e na oportunidade foi lançado pela SNJ - Secretaria Nacional de Juventude, o "Brasil Mais Jovem" pacote de ações voltados para jovens de 15 a 29 anos que visa chegar no Estado e no Município buscando a autonomia e emancipação da juventude. A ideia é tirar do papel os 11 eixos temáticos do Estatuto da Juventude – Lei 12.852/2013, e fazer com que os jovens, sobretudo, os mais pobres e os que estão em situação de vulnerabilidade, tenham os seus direitos reconhecidos e respeitados.

No encontro garantimos o lançamento do programa ID Jovem para Itacaré, programa que visa benefício de meia entrada para acesso a eventos artísticos-culturais e esportivos e estabelece também os critérios para reserva de vagas a jovem de baixa renda nos veículos de transporte coletivo. Iniciamos dialogo com Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, através da Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário para implantação do programa Arca das Letras, que já existe a 10 anos, programa que foi criado para incentivar a leitura no meio rural, através de implantação de bibliotecas. Através da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário dialogamos sobre o PNFC - Programa Nacional de Crédito Fundiário, que oferece condições de crédito diferenciadas ao público jovem, o programa promove algo essencial no campo: a sucessão familiar e oferece juros diferenciados para jovens um prazo de financiamento de 20 anos, com os três primeiros de carência e parcelas anuais. É uma política para oportunizar que jovens continuem no campo produzindo com qualidade de vida.

Articulamos no encontro a participação do município na União de Gestores Municipais de Juventude do Nordeste, pois há oportunidade de dialogamos com os municípios de todo nordeste e trocar experiência exitosa sobre PPJ – Políticas públicas de Juventude.

O Secretário, Diego Augusto, diz que momentos como esses de troca de experiência, e de aprofundamento do conhecimento sobre as Políticas Públicas de Juventude é de fundamental importância para emancipação, ou seja, para inclusão, liberdade e participação da Juventude na vida em sociedade.

#Cultura #secretariadejuventude

13 visualizações