Conheça 11 programas para curtir Itacaré em família
Por Gabriel Carvalho
Famosa por ser um paraíso dos amantes do surfe e dos esportes radicais, a cidade de Itacaré, no Litoral Sul da Bahia, a 400km de Salvador, também é conhecida pela beleza das suas praias urbanas e pelas mais reservadas. Cortado pelo rio de Contas, o destino reúne uma vasta área de mata atlântica, rios, cachoeiras e uma biodiversidade terrestre e marinha singular.
Com uma gastronomia diversificada e boas opções de hospedagem, a cidade é um dos principais destinos turísticos da Bahia. Ao longo do ano, vários eventos movimentam Itacaré – no mês de julho, por exemplo, a cidade sedia um festival gastronômico que reúne chefs de todo o país. A diversidade de experiências faz de Itacaré um destino perfeito para uma viagem em família. Selecionamos 11 programas bacanas para fazer por lá.
01. Praias urbanas: refúgios em plena cidade
Itacaré é um dos poucos destinos turísticos do Brasil que pode se dar ao luxo de ter praias urbanas tão próximas e acessíveis. Com águas calmas e mornas, a praia da Concha tem ótima infraestrutura de restaurantes e é uma das melhores para o banho. O lugar é perfeito para a prática de esportes como canoagem e stand up paddle. No Resende, o visitante desfruta de uma paisagem exuberante e de ondas calmas, o que permite um banho salgado e a contemplação de toda a beleza do lugar. Já a praia da Tiririca é a preferida dos surfistas e skatistas. Na Ribeira, além do encontro do rio com o mar, há a opção de curtir o visual nas espreguiçadeiras das barraquinhas e tomar uma bebida gelada.
PRAIA DA TIRIRICA: A PREFERIDA DOS SURFISTAS E SKATISTAS | GABRIEL CARVALHO
PRAIA DA CONCHA, EM ITACARÉ: ÁGUAS CALMAS | ITACARE.COM
PRAIA DO RESENDE, EM ITACARÉ | ITACARE.COM/MARIO NOGUEIRA
02. Esportes na praia
Se tem uma coisa que é a cara de Itacaré, quando se fala em esporte, é o surfe. A cidade, que sedia torneios regionais, nacionais e internacionais, tem praias ideais para quem gosta de pegar ondas e também para aqueles que apreciam outros esportes como o stand up paddle, canoagem, raffiting, frescobol, slackline, skate, vôlei de praia e futebol de areia. Nós recomendamos o stand up, que com apenas uma aula já é possível praticar. Na praia da Concha, a barraca Ariramba oferece aulas para iniciantes e aluguel de equipamentos para os mais experientes. Na Ribeira, é possível fazer arvorismo e andar de tirolesa.
PRAIA DA CONCHA: PERFEITA PARA STAND UP PADDLE | GABRIEL CARVALHO
TIROLESA NA PRAIA DA RIBEIRA | CONDURU ARVORISMO
03. Gastronomia é um encanto
Os restaurantes de Itacaré são um espetáculo à parte. Um show de diversidade, inovação e criatividade marcam a gastronomia local. Um dos destaques é o Camarão no Coco, que faz parte do menu do restaurante e barraca Ariramba, na praia da Concha. As iguarias podem ser acompanhadas de sucos, drinks servidos no cacau ou cervejas artesanais que têm como ingredientes o próprio cacau e cupuaçu.
CERVEJA ARTESANAL | GABRIEL CARVALHO
04. Passeio pelo rio de Contas
Após embarcar na praia da Coroa, seguimos pelo mar até a área de estuário onde o Oceano Atlântico se encontra com o rio de Contas. No trajeto, o guia Gilmar dá uma verdadeira aula de biodiversidade marinha, com direito a paradas para degustação gratuita de ostras in natura e apreciação de crustáceos em seu habitat natural como caranguejos, siris, além da vegetação e dos diferentes tipos de manguezais.
PASSEIO PELO RIO DE CONTAS PASSA POR MANGUEZAIS | GABRIEL CARVALHO
05. Banho na Cachoeira do Cleandro
O passeio de barco pelo rio de Contas inclui uma parada na Cachoeira do Cleandro, que tem o nome do proprietário da fazenda onde está localizada a queda d’água. O local possui acessibilidade, com cordas e corrimãos, mas é preciso ter cuidado ao entrar na água, pois as pedras são escorregadias. A sensação de estar sob um enorme chuveiro é maravilhosa. Lá também existe um local destinado para consumo de água, cerveja, refrigerantes e coco verde.
CACHOEIRA DO RIO DO ENGENHO, CONHECIDA COMO CACHOEIRA DO CLEANDRO | GABRIEL CARVALHO
06. Trilhas nas praias afastadas e visuais paradisíacos
Itacaré possui um amplo leque de opções de praias afastadas do seu centro: Taboquinhas, Havaizinho, Engenhoca, Itacarezinho e Jeribucaçu – que em breve receberá o selo Bandeira Azul, um programa internacional que reconhece praias ambientalmente sustentáveis em todo o mundo.
A LINDA PRAIA DE JERUBUCAÇU, EM ITACARÉ | ITACARE.COM/MARIO NOGUEIRA
PRAIA DO HAVAIZINHO: COQUEIRAIS E MATA ATLÂNTICA | GABRIEL CARVALHO
PRAIA DA ENGENHOCA: UMA DAS BELAS PARADAS DURANTE NOSSA TRILHA EM ITACARÉ | GABRIEL CARVALHO
TRILHA EM ITACARÉ: PROGRAMA PARA TODA A FAMÍLIA | GABRIEL CARVALHO
Por estarmos em um grupo grande com pessoas de idades variadas, preferimos percorrer trilhas pequenas em três praias. Fizemos um tour guiado com a empresa Ertour.
Depois de percorrer 12km de carro, enfrentamos 30 minutos de caminhada até chegar à praia da Engenhoca. Na volta, uma parada para conhecer a praia do Havaizinho – uma enseada cercada de coqueirais e mata atlântica de beleza ímpar. Ao final da expedição, seguimos de carro para Itacarezinho – a praia possui uma excelente infraestrutura: o restaurante oferece o melhor da culinária baiana e tem um confortável lounge com pufs e espreguiçadeiras. Lá experimentamos deliciosos pratos como o peixe grelhado na folha de bananeira e o bolinho de peixe.
RESTAURANTE ITACAREZINHO | DIVULGAÇÃO
BOLINHO DE PEIXE NO ITACAREZINHO: DELÍCIA | GABRIEL CARVALHO
07. Pôr do sol na Ponta do Xaréu
Um ponto de encontro de turistas e moradores locais é a Ponta do Xaréu, próxima à praia da Concha. Lá, é possível ver um incrível pôr do sol. A imagem panorâmica da praia e da cidade compõem o cenário paradisíaco.
FINAL DE TARDE NO MIRANTE DA PONTA DO XARÉU, EM ITACARÉ | GABRIEL CARVALHO
08. Noite animada na rua da Pituba
Som ao vivo, grande movimentação de pessoas e várias opções de bares e restaurantes fazem da rua da Pituba uma das mais badaladas de Itacaré. Para quem gosta de agito, a opção é o Favela Bar, que tem um som e iluminação psicodélicos. Na porta do estabelecimento você encontra barraquinhas que vendem drinks exóticos, caipirinhas e coquetéis de frutas, além de artistas de rua. Na Pituba também tem lojinhas de souvenir e supermercados.
09. Construções históricas
Itacaré ainda possui alguns imóveis históricos, a maioria no centro da cidade. Dentre eles, destacam-se a Igreja de São Miguel Arcanjo e a Casa dos Jesuítas. Casarões antigos que remontam ao ciclo do cacau também mantêm suas fachadas.
IGREJA SÃO MIGUEL ARCANJO, EM ITACARÉ, FOI FUNDADA EM 1723 PELOS JESUÍTAS | GABRIEL CARVALHO
NO CASARÃO COM ARQUITETURA COLONIAL DO SÉCULO PASSADO FUNCIONA UM HOSTEL | ITACARE.COM
10. Boas opções de hospedagem
A cidade se destaca pelas várias opções de hotéis e pousadas. Nós escolhemos a Vila Ecoporan, ideal para se hospedar em família. O local possui bangalôs e oferece ótima infraestrutura para atender crianças, casais e idosos. Salas de jogos, spa, banheiras de hidromassagem e restaurante dia e noite compõem o portfólio de produtos e serviços do hotel.
BANGALÔS DA VILA ECOPORAN, EM ITACARÉ | GABRIEL CARVALHO
11. Visitar as fazendas de cacau
Visitar as fazendas de cacau e ver o processo de plantio e cultivo do fruto também é um programa super interessante para fazer em Itacaré. Na Fazenda Santa Ana é possível fazer uma trilha que leva o nome do fruto que foi responsável pelo apogeu e decadência econômica do Sul da Bahia e que hoje tem uma redenção através do chocolate. Por falar em chocolate, o local ideal para degustar o produto e seus derivados como bolos, tortas e brownies é o Café Cacau (73 – 3251.1817), localizado às margens da BA 001. Também conhecemos a Chocolatier Marli Brito, que tem receitas de dar água na boca, além de uma lojinha que vende produtos como trufas, barras de chocolate e pimentas especiais.
FAZENDA SANTA ANA, EM ITACARÉ | DIVULGAÇÃO
DEGUSTAÇÃO NO CAFÉ CACAU | GABRIEL CARVALHO