Cidade fica a 450km de Salvador e 70km de Ilhéus, na Costa do Dendê. Além das praias, turistas podem se aventurar em esportes radicais.
Foi destaque mais uma vez na coluna de turismo do portal de notícias G1 da Rede Globo, segundo a matéria Itacaré, é um lugar para quem busca sossego e contato pleno com a natureza. Mas a cidade turística, que integra a Costa do Dendê, também acolhe quem vive em em busca de adrenalina e esportes radicais. Ondas perfeitas, como as da praia da Tiririca, atraem surfistas de todas as partes do Brasil e do mundo, e a calmaria da maré na Praia da Concha é um convite ao banho relaxante e à prática de Stand upl Paddle.
Ancorada no ecoturismo, Itacaré é um dos grandes destinos turísticos do estado e recebe aproximadamente 130 mil turistas ao ano, segundo dados da Secretaria de Cultura do município. Do total, 90 mil turistas vão à cidade durante o verão, alta estação que ocorre nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Itacaré fica a cerca de 450 km de Salvador e 70 km ao norte de Ilhéus.
De acordo com a Secretaria de Cultura, a cidade conta com 7.500 leitos em hotéis em mais de 90 meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas, além de 25 flats, cinco campings e oito hostels.
Os turistas podem visitar 14 praias, a maioria semi desertas, em um cenário que além do mar, inclui trilhas em meio a Mata Atlântica que dão acesso a algumas das praias. As que ficam no perímetro urbano são as mais visitadas da cidade com destaque para a praia da Concha, Resende, Tiririca, e Ribeira.
Entre as mais afastadas, estão a Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho, mas que também são bastante frequentadas.
Além de ir às praias, os visitantes podem se aventurar em esportes radicais na cidade e em distritos no entorno.
À noite, as opções de lazer estão na rua da Pituba, onde se concentra a maior parte dos bares, restaurantes, pizzarias da cidade, que além de uma culinária local, regional e internacional disponibilizam música ao vivo com artistas locais.
Como chegar O aeroporto mais perto de Itacaré fica em Ilhéus. Para quem quiser chegar à cidade de carro pode pegar o ferry-boat, saindo de Salvador, para Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e seguir até Itacaré pela rodovia BA-001.
Para quem sai de Ilhéus, o acesso é direto pela BA-001, seguindo o litoral. Outra opção para chegar na cidade é seguir através do transporte de ônibus. Confira a empresa e horários disponíveis de viagem no site do terminal rodoviário de Salvador.
Outros pontos de visita Quando não está na praia, o turista pode praticar arvorismo. O circuito está em uma área de 5000 m² de Mata Atlântica, com um percurso composto por 17 atividades. Outro local de visita é a Cachoeira do Cleandro, que possui duas seções de quedas d’água e belas piscinas naturais.
O acesso deve ser feito por barco ou canoa, a partir da Praia da Concha. Demais cachoeiras também podem ser frequentadas como a Cachoeira da Usina, localizada no caminho para a Praia de Jeribucaçú e a Cachoeira do Tijuípe.
Para quem gosta de atividades radicais, no distrito de Taboquinha, que fica a 20 km de Itacaré, o turista pode praticar rafting e descer de tirolesas.
Fonte: Itacaré Urgente